..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Secretário de Fazenda do Acre assina carta que pede a continuidade do auxílio emergencial

Secretário de Fazenda do Acre assina carta que pede a continuidade do auxílio emergencial

O secretário de Estado de Fazenda do Acre, Rômulo Grandidier, assinou uma carta, juntamente com mais 17 secretários de Fazenda, pedindo a continuidade do pagamento do auxílio emergencial e a prorrogação do estado de calamidade pública e do orçamento de guerra por mais seis meses. O documento foi entregue ao Congresso Nacional.

Grandidier e os demais secretários alegam que não há ainda um plano de vacinação de toda a população a curto prazo. Além disso, eles citam que há um agravamento da pandemia com o aumento do número de casos confirmados de covid-19 e uma crescente no número de mortes.

“Lamentavelmente, ao contrário do que esperávamos, a pandemia ainda não chegou ao fim. Ainda não está definido o calendário nacional de vacinação do país e os dados de evolução de mortes e da taxa de contágio estão em níveis alarmantes e, com a volta da lotação de leitos hospitalares e dos recordes de casos, esse início de ano está sendo similar às piores semanas de julho, agosto e setembro, segundo os especialistas têm ressaltado e conforme é possível acompanhar pelas diversas mídias”, revela trecho da carta enviada aos congressistas.

Com a extensão do orçamento de guerra, que encerrou dia 31 de dezembro, os governos estaduais ficam livres das amarras fiscais e também destrava a burocracia no tocante a momentos excepcionais como estes vividos na pandemia.

Os secretários defendem, ainda, a suspensão do pagamento de precatórios e adiantamento no pagamento das dívidas dos Estados com a União, bancos públicos por 12 meses, com início de vigência já neste mês de janeiro.