..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Secretário de Fazenda do Acre diz que governo não aumentou alíquota do diesel

Secretário de Fazenda do Acre diz que governo não aumentou alíquota do diesel

O secretário de Estado da Fazenda, Rômulo Grandidier, publicou uma nota no começo da tarde de hoje (15) para dizer que o governo do Acre não alterou a alíquota Mercadorias e Serviços (ICMS) para os combustíveis nos últimos 17 anos.

“Em 2004, o Acre concedeu benefício fiscal de redução na base de cálculo do ICMS em 32% nas operações com óleo diesel, de forma que sua aplicação resulta em uma carga tributária de 17%, permanecendo até os dias atuais (decreto nº 9.591/2004)”, pontua o secretário.

Grandidier informou que “a variação no preço dos combustíveis não está relacionada com o imposto estadual, mas sim com a política de preços praticada pela Petrobras, que prevê o alinhamento do preço baseando-se nas cotações internacionais do petróleo”.

Ao final, o gestor explica que Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), calculado a cada 15 dias, leva em consideração uma série de questões, que vão desde a proporcionalidade do município no consumo anual de combustível ao cálculo do desvio-padrão.

“Portanto, os valores do PMPF enviados ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a cada 15 dias, resultam dos preços praticados nas bombas dos postos de combustíveis localizados nos municípios do estado, não sendo a Sefaz que determina o preço final ao consumidor”.