..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Secretário de Saúde não vê motivos para suspensão de eventos no Acre por causa do coronavírus

Secretário de Saúde não vê motivos para suspensão de eventos no Acre por causa do coronavírus

O coronavírus foi declarado uma pandemia mundial pela Organização Mundial de Saúde nesta semana. O mundo caminha para uma paralisia. A Itália está isolada por causa da doença. Países como a Bolívia, onde há três casos confirmados, na fronteira com o Acre, aulas foram suspensas.

No Brasil, o número de casos do novo coronavírus passou de 100. Federações de futebol do Sudeste do país resolveram suspender a venda de ingressos nos estádios. No Distrito Federal, aulas estão suspensas e eventos para mais de 100 pessoas estão cancelados.

O Acre, porém, ainda não tomou nenhuma medida drástica, a excessão do bispo Dom Joaquin, da igreja católica, que orienta os cristãos a não darem as mãos na missão e evitarem abraços.

O secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene, que participa da Câmara Setorial de Saúde do Consórcio da Amazônia Legal no 20º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Belém (PA), disse ao Notícias da Hora nesta sexta-feira, 13, que o momento é de preocupação, porém é preciso evitar alarde.
Houve três casos suspeitos no Acre. Nenhum confirmado. O Estado aumentou a quantidade de leitos em UTI's para atender eventuais casos.

"O momento é de monitoramento e vigilância. Não há motivo de a gente se antecipar a esse tipo de situação, até porque ainda não temos casos no Acre confirmados. O que a gente tem pedido é para que as pessoas que tem sintomas de gripe e febre procurem as unidades de saúde o mais rápido possível, principalmente aquelas que estiveram em outros países ou tiveram contato com pessoas de outros países."

O secretário afirmou que não vê necessidade, no momento, para suspender eventos com aglomeração de pessoas.

"Nós vamos acompanhar a orientação do Ministério da Saúde, que pediu para que não fosse criado nenhum pânico. Esse primeiro momento é um momento de vigilância pra que depois, na segunda etapa tenhamos um momento de atenção no que diz respeito a assistência e ampliando dos leitos de UTI. Ontem nós encaminhamos um ofício em conjunto ao Ministro da Saúde pra que ele acelere esse processo de contratação e aquisição de equipamentos hospitalares especialmente pra UTI's caso haja casos que a gente necessite desse tipo de equipamento."