..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Secretário de Socorro Neri culpa autoridades pelo aumento dos focos de queimadas e desconstrução de políticas ambientais

Secretário de Socorro Neri culpa autoridades pelo aumento dos focos de queimadas e desconstrução de políticas ambientais

O secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, Aberson Carvalho, disse em audiência na Câmara Municipal nesta terça-feira, 15, que o número de focos de incêndios em 2020 é superior a 2019. Ele lembrou que o Brasil e o Acre vivem uma desconstrução das políticas ambientais e de preservação, com a negação da ciência a respeito das mudanças climáticas.

Aberson Carvalho destacou que essa agenda liderada pelo presidente Jair Bolsonaro e apoiada por parlamentares é uma “agenda que causa perigo”.

“Quando autoridades relevantes, lideranças políticas e pessoas começam a dizerem, negando as mudanças climáticas e começam a autorizar a invasão, a grilagem de terras e o desmatamento dizendo que não haverá punição ou que irá fragilizar a fiscalização, isso tudo leva a fatores que estamos vivendo”, disse o secretário.

Em 2019, em uma agenda em Sena Madureira, o governador Gladson Cameli (Progressistas), um dos apoiadores de Bolsonaro, disse a produtores rurais que caso fossem multados, pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), desconsiderassem a multa e não pagassem.

“Quem for da zona rural e o Imac tiver multando alguém, me avise, porque não vou permitir que venham prejudicar quem quer trabalhar. Me avise e não pague nenhuma multa, porque quem tá mandando agora sou eu. Vou pedir a Assembleia, vou mandar estudar lá [Transacreana], porque não sei de tudo, pra ver como são os trâmites, mas não pague, não. Eu que tô mandando porque estão lá porque sou eu que nomeio. Não pague, quem manda sou eu”, disse o governador ao se referir aos fiscais do Imac. O caso ganhou repercussão nacional.

Ontem, 14, a chefe de Aberson Carvalho, a prefeita de Rio Branco Socorro Neri (PSB) foi lançada candidata oficial do Palácio Rio Branco à reeleição, com a presença de Gladson Cameli e parte do secretariado, inclusive o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade e ex-integrante do PSL, pecuarista Fernando Zamora.

LEIA MAIS...

https://www.noticiasdahora.com.br/cidades/outras-noticias/11657-numero-de-queimadas-em-rio-branco-em-2020-e-maior-que-os-dois-ultimos-anos-capital-amanheceu-coberta-por-fumaca.html