..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Secretários de Bocalom estão “enojados” com arrogância de Frank Lima

Secretários de Bocalom estão “enojados” com arrogância de Frank Lima

O clima entre o secretariado da Prefeitura de Rio Branco é de total constrangimento. Se de um lado Valtim José, chefe de gabinete do prefeito, pede o apoio dos colegas secretários para amenizar a situação do prefeito, de outro, os gestores já não sabem mais o que fazer para ajudar.

O desgaste se dá em razão da não exoneração de Frank Lima da Secretaria Municipal de Saúde. Uma secretária comentou, na manhã desta quarta, que os colegas estão “enojados com a arrogância do Frank Lima”. A expectativa é de que o gestor seja comunicado nesta quarta-feira, dia 1º, a respeito da exoneração dele.

“Dá para acreditar que o Frank saiu daqui do prédio da prefeitura para uma reunião dizendo que não será afastado nenhum dia sequer? É muita arrogância e prepotência. Ele se confia muito do prefeito, e o Bocalom não vê que ele está jogando anos de luta no lixo por causa do Frank”, reclama a gestora ligada à Prefeitura de Rio Branco.

Diante da incerteza sobre o futuro da gestão, os secretários da capital começam a se preocupar e planejam uma conversa franca com o prefeito, caso não se confirme a demissão de Lima pela tarde. “É provável que conversemos com o prefeito sobre os riscos de não retirar o Frank”, alertou outro secretário que acompanhou de perto a votação na câmara.

NH ANTECIPOU - O decreto de desligamento do gestor já está pronto desde a sexta-feira, 27, como antecipou o Notícias da Hora na terça-feira, 31, momentos antes da votação para a abertura ou não do processo de impeachment do prefeito, na Câmara Municipal. O decreto de exoneração, contudo, ainda não foi numerado, para evitar retroatividade.

“O decreto apenas está sem número porque não tem como dar retroatividade, visto que o Frank autorizou pagamentos, comissões, processos foram assinados, então seria um prejuízo muito grande para a administração, e algo que precisaria ser explicado”, avalia um dos assessores do prefeito em conversa com o site.

Lima é acusado de praticar assédio sexual e moral contra servidores da pasta que comanda e foi alvo de recomendação do Ministério Público, para que seja afastado do cargo, junto com a Diretoria de Gestão, Tatiana Mendes, e do corregedor-geral interno do Município, Jorge Ferreira.

A situação de Bocalom não é das melhores: o prefeito teme que a ordem para retirar Frank Lima da secretaria seja assinada por algum juiz, aumentando o desgaste. “Hoje o prefeito vai conversar com ele pessoalmente, e pelo que se sabe vai informá-lo de que terá de tirá-lo do cargo”, completa a fonte.