Enquanto esperam as águas baixarem, centenas de famílias desalojadas pela alagação do rio Acre estão abrigadas na Escola Ayrton Sena da Silva, no bairro Ayrton Sena, região da Estrada do Sobral, um dos maiores pontos de acolhimento das vítimas. Seguindo as diretrizes do governador Gladson Cameli, este ponto está sendo coordenado por servidores voluntários do Saneacre (Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre).
“Estamos em plantão de 24 horas, de acordo com as orientações do governo estadual, para acolher e dar encaminhamento às famílias atingidas pelas águas”, explica José Bestene, presidente do Saneacre. De acordo com ele, as famílias estão recebendo café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar e as acomodações atendem às recomendações do Ministério Público Estadual.
Além das refeições, todos os desabrigados estão recebendo vacinas e atenção à saúde em geral. Para amenizar o estresse da calamidade, o governo do Estado ainda está levando apresentações de peças teatrais e outras atividades de entretenimento para crianças e adultos. “As atividades de lazer são outra determinação do governo e que para conciliar a segurança e o conforto com um pouco de lazer neste momento tão trágico para tantas famílias”, comentou Bestene.