Segundo Alernilson Cunha, "é um assunto bem mais amplo que tem que ser tratado com a seriedade que requer o assunto”, afirma o deputado eleito
Com boa parte da vida profissional voltada para a Segurança Pública, o Policial Penal e agora deputado eleito, Arlenilson Cunha conversou com o NH e falou um pouco de como deve atuar no parlamento estadual.
O ex-policial militar voluntário quer atuar para o fortalecimento e valorização da Polícia Penal acreana, além de ser a voz da segurança publica na Aleac.
Para Cunha, O tema é abrangente e precisa envolver vários atores da sociedade civil organizada, transcendendo a visão de que se faz Segurança Pública apenas com armamentos, polícia nas ruas e prisões. O ex-gestor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) afirma que a parte repreensiva e ostensiva das forças policiais é modulo final das ações de segurança numa sociedade.
“A Segurança Pública é um tema muito sensível e bastante abrangente. Não se faz segurança só com polícia, prisões, ações repreensivas e ostensivas, mas com todo um conjunto de ações que passa por intervenções estruturantes e ações sociais nas comunidades e nos bairros, sobretudo os mais carentes. Geração de emprego, renda, ações culturais, de lazer, de esporte, locais adequados para essas praticas, ruas pavimentadas, iluminação publica, educação inclusiva e de qualidade, saúde eficiente, além de outros fatores que envolvem vários setores da sociedade. Quando todas essas engrenagens começarem a trabalhar de forma sincronizada teremos mais segurança e a tão sonhada redução da violência”, pontuou.
Outro ponto que será abordado, segundo Arlenilson Cunha, será a efetividade dos programas de ressocialização de egressos do sistema prisional.
“A ressocialização dos egressos do sistema prisional será outro ponto que iremos trabalhar objetivando uma maior efetividade. Buscaremos mecanismos legais para quando um apenado deixar o sistema ele seja inserido ao mercado de trabalho e não retorne mais ao cárcere. Estou montando uma equipe qualificada para trabalharmos nesses temas”, acrescentou.
Para o policial penal e agora deputado eleito, a valorização, fortalecimento e melhores condições de trabalho para os operadores de segurança é um assunto que merece atenção especial por parte do parlamento estadual.
“Vamos ser o porta-voz de todos os trabalhadores da segurança acreana na Assembleia. Fortalecimento e valorização serão temas prioritários no meu mandato”, finalizou.