..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Seis dos nove Estados da Amazônia Legal vão adquirir vacina russa; Gladson quer 700 mil

Seis dos nove Estados da Amazônia Legal vão adquirir vacina russa; Gladson quer 700 mil

Seis dos nove Estados que integram o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal manifestaram interesse em comprar a vacina Sputnik V, o imunizante produzido pela Rússia.

Os pedidos somam 6, 2 milhões de doses, dos quais 700 mil para o Acre. Manifestaram interesse o Maranhão (1 milhão), Amapá (200 mil), Mato Grosso (1, 2 milhão), Pará (3 milhões) e Tocantins (100 mil).

O imunizante tem 91,6% de eficácia global na prevenção de covid-19, indica estudo publicado na revista científica The Lancet.

As negociações dependem da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a vacina possa ser usada em caráter emergencial no país. Isso ficou mais fácil desde que o órgão eliminou a necessidade de que estudos clínicos de fase três em humanos sejam realizados no Brasil.

A união dos governadores da Amazônia Legal em torno da vacina russa ocorre cinco dias depois da carta aberta em que os chefes de Estado pediram ao Governo Federal a retomada da habilitação de leitos do SUS na região em meio à nova disparada da pandemia de covid-19.

O governador Gladson Cameli, que esteve em São Paulo no Instituto Butantan acompanhando a produção da Coronavac e foi ao Ministério da Saúde pedir que mais doses sejam liberadas para o Acre, tem conversado com governadores de outros Estados sobre outros imunizantes e no caso da Sputnik, ele diz aguardar ansioso pela autorização da Anvisa.

dose1