..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Sejusp diz que Petecão não fala a verdade ao criticar investimentos na Segurança

Sejusp diz que Petecão não fala a verdade ao criticar investimentos na Segurança

A “guerra fria” que paira entre o senador Sérgio Petecão e chefes do Sistema Integrado de Justiça e Segurança Pública (Sisp) parece não terminar. Um novo capítulo protagonizado pelo grupo, agora, coloca em xeque as supostas alegações de que Petecão ao comentar o porquê de não alocar emendas para o setor de segurança.

Com as declarações, e tentando desconstruir a fala de Petecão, uma nota técnica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) afirma que o senador acreano desconhece as ações desenvolvidas pela pasta, e que, diferente do que diz o parlamentar, mais de 80% dos recursos destinados ao Acre está sendo executados.

A nota da Sejusp, que ora fala em primeira pessoa, e noutra em terceira, e não tem assinatura, nem data de emissão, destaca que Petecão já estava ciente de todos os investimentos e que soube de tudo após uma reunião, em Brasília (DF), com os emissários de Cameli, ainda no mês de outubro, antes de destinar as emendas e deixar a Sejusp de lado.

“No início da gestão havia aproximadamente 39 milhões de emendas de bancada de 2017 pendentes de execução, com previsão de término no mês fevereiro do ano em curso. Nesse sentido, esta Secretaria, bem (...) diversos integrantes da bancada federal acreana, dentre estes o próprio Senador Sergio Oliveira, se mobilizaram e garantiram a prorrogação do prazo para execução dos convênios referentes a tais recursos”, diz a nota.

Ainda na nota, a Sejusp relata que “os recursos das emendas de bancada e individuais, referentes a 2018, foram efetivamente autorizados para conveniar pela União no mês de dezembro do ano em curso”, entretanto, “foram adiantadas em relação aos projetos”, e as cotações estão sendo feitas, “por sistema de registro de preços”, para que não haja atraso na utilização dos recursos.

Após dizer que Petecão não fala a verdade quando critica a pasta, a nota comenta que o deputado federal Alan Rick e a senadora Mailza Gomes foram os únicos parlamentares que destinaram dinheiro para o setor para atender as demandas do Sisp e “consequentemente, da sociedade acreana que clama por paz e segurança”, finaliza.

IMBRÓGLIO - Nos bastidores, a questão começou a cerca de 15 dias, quando aumentaram os rumores de que Petecão tenta um motivo para abandonar a base de Gladson Cameli, e correr para abraçar Socorro Neri, prefeita de Rio Branco, que apesar das críticas que recebe, e da avaliação baixa desde que assumiu o posto de chefe da Prefeitura de Rio Branco. A cúpula de segurança tem rebatido, com veemência, tudo que o senador fala contra a política desenvolvida no setor. o senador já afirmou que teme ir a bairros da cidade por conta da "insegurança".