O ex-senador e presidente da Apex, Jorge Viana (PT), comentou a 3ª fase da Operação Ptolomeu, deflagrada contra a cúpula do governo do Acre nesta quinta-feira (9). Ao publicar fotos de viaturas da Polícia Federal em frente ao Deracre e a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), Viana escreveu: “sem legendas”, deixando nas entrelinhas os indícios de corrupção no governo Gladson.
A investigação tramita no Superior Tribunal de Justiça e constitui desdobramento das fases I e II, deflagradas no ano de 2021, quando foi identificada organização criminosa, controlada por agentes políticos e empresários ligados ao Poder Executivo estadual acreano, que atuavam no desvio de recursos públicos, bem como na realização de atos de ocultação da origem e destino dos valores subtraídos, através da lavagem de capitais.
Nesta terceira fase da investigação, a Polícia Federal busca o ressarcimento de parte dos valores desviados dos cofres públicos. Nesse sentindo, o STJ determinou a indisponibilidade de aproximadamente R$ 120 milhões, por meio do bloqueio de contas e sequestro de aeronaves, casas e apartamentos de luxo adquiridos como proveito dos crimes. Na mesma decisão, 15 empresas investigadas tiveram suas atividades econômicas suspensas por determinação do Tribunal Superior.
Jorge Viana foi derrotado nas eleições de 2022. Gladson foi reeleito com 56,64% dos votos válidos. O petista obteve 24,29%.