Tudo caminha para que o ex-senador Jorge Viana venha assumir a presidência da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex). Jorge Viana se reuniu com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esta semana e mais que uma visita de cortesia, a agenda serviu para definir o futuro do petista acreano, que sem mandato, perdeu força para buscar um Ministério dentro do governo.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, apesar de empresários preferirem o nome do consultor e ex-ministro do Turismo, Alessandro Teixeira, a nomeação de Jorge Viana é considerada certa e partirá de uma decisão estritamente do presidente eleito.
Apesar da indicação política, Jorge Viana é um quadro preparado. Foi prefeito de Rio Branco e governador do Acre por dois mandatos. Além disso, ocupou o cargo de senador da República, sendo o relator do novo Código Florestal. Além disso, Jorge Viana ministra aulas em um dos mais conceituados institutos de ensino superior do Distrito Federal, o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
A Apex é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que estará sob o comando de Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito.