Existe o ditado popular que toda brincadeira tem um fundo de verdade. Entre risos e afagos, o deputado José Bestene (PP) cobrou ao deputado Jenilson Leite, vice-presidente da Aleac, o por quê ele não está conduzido às sessões na ausência de Nicolau Júnior (PP) e sim o deputado Luiz Gonzaga (PSDB).
“Eu só estou estranhando também porque nós temos o vice-presidente fazendo parte e vossa excelência está dirigindo a presidência faz é dia e com prazer, entendeu? Mas, o vice sempre está presente, quem deveria estar conduzindo os serviços desta Casa...”, pontuou Bestene, que também já presidiu a Assembleia em outra legislatura.
Bestene ouviu, em tom sério, de Luiz Gonzaga, que a condução da sessão por ele nesta terça-feira se deu sob o conhecimento de Jenilson Leite, não tendo qualquer sentimento de usurpação do poder.
“Meu nobre deputado José Bestene, foi o vice-presidente que permitiu, inclusive quando cheguei aqui a deputada Maria Antônia estava aqui e me pediu que eu dirigisse a sessão”, disse Gonzaga demonstrando descontentamento com o comentário de Bestene.
Mesmo elogiando a postura do deputado tucano na condução da sessão, Bestene recomendou, entre risos, que Jenilson siga adotando essa postura de entregar o que lhe é conferido a terceiros.
“Eu só estou registrando, porque vossa excelência tem demonstrado que está cumprindo o regimento. Viu Jenilson, continue sempre dando oportunidade para o deputado Luiz Gonzaga conduzir as sessões”.
Toda fala de Bestene foi gerada a partir de uma questão de ordem do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). O líder da oposição disse que o líder do governo Pedro Longo não poderia, em aparte à fala de Bestene, falar de outro tema senão o que Bestene estava tratando. Não poderia fugir ao tema. Edvaldo questionou Luiz Gonzaga que presidia à Mesa a não atenção ao regimento da Aleac.