..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Sem resolver problemas do Depasa, Tião Fonseca chama acreanos que aderiram ao isolamento social de “covardes”

Sem resolver problemas do Depasa, Tião Fonseca chama acreanos que aderiram ao isolamento social de “covardes”

O presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Sebastião Fonseca, se envolveu em mais uma polêmica nesta terça-feira (19). Em um post nas redes sociais, Fonseca chamou os acreanos que aderiram o isolamento social de “covardes”.

“Se você defende o isolamento, não vá ao mercado comprar comida. A comida só está lá porque alguém não foi covarde feito você”, escreveu ele.

A publicação de Sebastião Fonseca não dialoga com os recentes acontecimentos no Depasa. Foi na sua gestão que colocou o abastecimento de água em Rio Branco em colapso, deixando inclusive o maior presídio do Acre, o Francisco D’Oliveira Conde (FOC) sem água. O resultado foi um motim que resultou em quase 50 reeducandos feridos, muitos deles mutilados.

Ainda há denúncias que Tião Fonseca ocasionou o blecaute no sistema de abastecimento propositalmente para forçar o governo do Estado a pagar uma dívida de quase R$ 500 mil de um consórcio em que a família dele faz parte junto ao Depasa. Ele também é suspeito de utilizar fonte de arrecadação própria da autarquia, que é destinada para compra de produtos químicos para pagar o consórcio.

Em nota, o Depasa informou em abril que o colapso se deu por um acidente com um caminhão que transportava os produtos químicos para o tratamento de água.

Contra Tião Fonseca pesa um pedido de exoneração por parte do Ministério Público do Acre. A recomendação para que Gladson Cameli exonere Fonseca é assinada pela promotora de Justiça, Myrna Mendoza, da Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Acre. Ele é considerado ficha suja. Fonseca foi condenado a devolver R$ 115 mil em um processo de 2015. Na época dos fatos citados no processo, Tião Fonseca atuava no Saerb, na gestão de Mauri Sérgio.

O presidente do Depasa se coloca ainda contra as medidas defendidas por Gladson Cameli para combater o contágio do coronavírus no Acre. Tião Fonseca deixa claro que é contrário ao isolamento social recomendado insistentemente pelo chefe do Executivo nos seus pronunciamentos. Após a repercussão negativa, Tião Fonseca apagou o post de sua página no Facebook. 

FONSECA 01