O governador Gladson Camelí encaminhou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (9/12), um projeto de lei que visa subsidiar em até 50% o valor das passagens aéreas para Santa Rosa do Purus, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão. A medida é semelhante ao Programa Rotas Aéreas, que subsidiava em 40% o valor das tarifas.
Na mensagem encaminhada aos deputados, Gladson Camelí enfatiza que os municípios citados “não têm acesso terrestre, e sua interligação ao restante do Estado se dá apenas por via fluvial ou aérea”.
Ele acrescenta que “nas temporadas regionais propícias aos desastres naturais climatológicos, ocorre drástica redução do volume de água dos rios acreanos, acarretando significativa redução de sua navegabilidade e comprometendo a passagem de embarcações, tornando o deslocamento fluvial lento, perigoso ou até mesmo inviável”.
Serão beneficiados com a iniciativa, pessoas cadastradas junto ao CadÚnico e aos programas sociais do governo federal.
A matéria deve ser analisada esta semana nas comissões e deve ir ao plenário até o dia 16, quando encerra-se o ano legislativo na Assembleia.
