Jair Bolsonaro terá encontro com o presidente peruano Martín Vizcarra em novembro deste ano, no Acre
O senador Marcio Bittar (MDB-AC) recebeu na tarde desta terça-feira (9) a visita do embaixador do Peru no Brasil, Javier Yépez. Durante o encontro, Bittar destacou a importância do acordo comercial entre os dois países e a semelhança entre as agendas dos atuais presidentes Jair Bolsonaro, do Brasil, e Martín Vizcarra, do Peru. Segundo o senador, as duas nações têm no livre mercado a possibilidade real de alavancar suas economias, com geração de empregos e novas oportunidades de negócios.
Outro ponto conversado entre o emedebista e Javier Yépez foi a necessidade de construção de uma rodovia que possibilite o escoamento da produção entre os estados amazônicos para o pacífico, via Acre e Peru – e vice-versa.
"Existe um clima favorável, entre os países, para alianças estratégicas que permitam o desenvolvimento das regiões fronteiriças, principalmente no estado do Acre”, disse Bittar.
O embaixador destacou o encontro marcado entre os presidentes dos dois países no mês de novembro, em Rio Branco, no Acre.
Marcio Bittar aproveitou para convidar para a reunião o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) no Senado, Nelsinho Trad (PTB-MS). Ficou acertada entre Trad e Bittar a apresentação de um requerimento que possibilite a ida de uma pequena equipe de senadores ao Peru antes do encontro entre os presidentes.
A meta da comitiva será antecipar procedimentos necessários à consumação do acordo bilateral. Para Bittar, a viagem ao país vizinho é essencial para que o encontro de novembro seja ainda mais produtivo.
O Brasil e o Peru compartilham uma fronteira de 2.995 quilômetros, tendo interesses mútuos em combater o narcotráfico, criar uma relação comercial mais estável e, principalmente, concentrar esforços para criação de uma relação bilateral que traga benefícios aos dois países.