A nomeação de filhos de políticos com mandato segue a todo vapor tanto no governo quanto em gabinete de parlamentares. A senadora Mailza Gomes (Progressistas) nomeou o filho do prefeito em exercício de Senador Guiomard, o vereador Gilson da Funerária, que também é filiado ao Progressistas. Jonata Oliveira de Souza foi nomeado como Auxiliar Parlamentar Pleno, cargo no gabinete da senadora que conta com um salário de R$ 8 mil por mês.
Segundo informações de pessoas próximas ao prefeito Gilson Da Funerária, seu filho não ocupava nenhuma função remunerada e seria apenas estudante no município do Quinari. Com a nomeação, Jonata Oliveira assume uma função de destaque no gabinete da senadora que é esposa do ex-prefeito James Gomes (Progressistas), um desafeto declarado do prefeito afastado André Maia (PSD), que atribui sua prisão a uma suposta armação de Gilson da Funerária.
A nomeação demonstra o elo de Gilson da Funerária com o grupo de James Gomes, que na época que foi prefeito chegou a ser afastado e André Maia assumiu o mandato para desocupar a cadeira do executivo municipal após uma decisão da Corte do TRE Acre, que reconduziu Gomes ao cargo. Na época, adversários de Gilson da Funerária o acusavam de vender caixões e prestar serviços funerários para gestão do progressista James Gomes.
Na época, a senadora Mailza Gomes era secretaria de Ação Social do município e era apontada como a pessoa que aprovava as compras dos serviços oferecidos pela empresa de Gilson da Funerária, que foi um colaborador na operação da Polícia Federal. O flagrante de corrupção foi registrado em vídeo no escritório do então presidente da Câmara de Vereadores, que pediu como propina a quantia de R$ 5 mil. O dinheiro foi entregue por um advogado que também foi preso.
A nomeação demonstra o poder do grupo que comanda a pacata cidade que passa por dificuldades administrativas desde que explodiu o escândalo que resultou no pedido de prisão e afastamento do prefeito André Maia (PSD), que mesmo conseguindo a liberdade está impedido de voltar a cadeira de prefeito por força de lei. Maia continua negando que cometeu atos de corrupção e atribuiu e atribui todo o imbróglio a uma armação política de Gilson.
Prefeito de Senador Guiomard nega influência na nomeação do filho no Senado
O prefeito de Senador Guiomard, Gilson da Funerária (PP), disse ao Notícias da Hora que a nomeação do filho, Jonata Oliveira, não teve a participação dele na tomada de decisão da senadora Mailza Gomes (PP) e que a nomeação é restrita à progressista.
“Isso é um poder discricionário da senadora. Convidou ele para acompanhamento dos jovens na área de esportes. Não vejo nada demais nisso, é um poder discricionário que ela tem, convidou ele, não tem nada a ver comigo. Ele é filiado ao PP também, né. Isso é com a senadora. Não tive influência nisso”, disse Gilson da Funerária.