A Secretaria Estadual de Produção e Agronegócio (Sepa), promoveu nesta terça-feira (21), uma visita técnica em propriedades com plantio de soja e milho na BR 317 nos municípios de Senador Guiomard e Capixaba. O encontro reuniu produtores, técnicos, e empresários.
A equipe foi coordenada pelo secretário Edivan Azevedo, que relata o apoio do governo do Estado ao setor de produção, incentivando e apoiando os pequenos e médios produtores.
O secretário reconheceu durante a visita técnica o bom desempenho da safra da soja e do milho no ano de 2019, elevando as expectativas para 2020. Esse resultado foi possível graças ao apoio à política de diversificação das atividades de produção agrícolas no Acre.
“Hoje tivemos a oportunidade de visitar plantios de quatro a mil hectares de soja e milho, isso mostra que o produtor rural, independentemente do tamanho, está motivado a investir na produção agrícola, e a Sepa tem condições de apoiar a todos com equipamentos como; máquinas, colheitadeiras, silos e armazenamento de grãos. Temos armazéns da Cageacre nos municípios a disposição do produtor rural,” assegura o secretário Edivan Azevedo.
O Estado tem seis silos que comportam 300 mil sacas de milho, e a Sepa tem pretensão de ampliar para que nos próximos dois anos a capacidade de armazenamento dobre. Esse é um dos compromissos do governo Gladson Cameli com o setor rural, para que o produtor seja estimulado e encorajado e empreender.
Tiago Fernandes dispõe de uma pequena plantação de milho no município de Senador Guiomard, mas gerando emprego e renda a dois funcionários contratados formalmente, além de parcerias com empresas que atendem supermercados, padarias, lanchonetes e vendedores ambulantes. “O resultado tem sido bastante satisfatório, geramos empregos no campo e na cidade levando produtos de qualidade a mesa dos consumidores.”
O produtor destaca ainda a importância do apoio do governo através da Sepa, favorecendo o agricultor a produzir com qualidade. “Sem a parceria do Governo fica caro e até mesmo tornando inviável produzir como produtor rural, estou esperançoso e motivado a investir ainda mais no setor,” disse Tiago Fernandes.
BUSCANDO FUTUROS INVESTIDORES
A intenção da Secretaria Estadual de Produção e Agronegócio (Sepa), não é apenas apoiar os produtores, mas também incentivar novos investidores a entrar no meio, a soja tem alto potencial de produção de grãos e grande variabilidade entre as cultivares. Com um cenário favorável para a produção de soja e milho, o empresário Rodrigo Pires acompanhou todos os detalhes dos plantios observando e ouvindo as experiências vividas pelos produtores rurais.
O empresário relata com entusiasmo as perspectivas de investimento no setor produtivo no Estado. “Fiquei bastante impressionado em ver a agricultura familiar sendo fomentada, é um sonho de muitos produtores rurais, crescer e gerar renda, foi bastante satisfatório conhecer esses plantios e observar o apoio do Estado ao produtor rural,” comentou Rodrigo Pires.
Durante a visita foi destacado a importância da emenda parlamentar da deputada federal Mara Rocha que destinou R$ 20,5 milhões para recuperação de ramais, que possibilitarão o escoamento da produção e o fortalecimento do agronegócio no Estado.
O término da visita técnica aconteceu na Fazenda Campo Esperança no município de Capixaba, propriedade de Jorge Moura, que investiu aproximadamente R$ 8 milhões em equipamentos agrícolas para a colheita de soja e milho. O produtor trabalha também com pecuária e pequenas plantações, onde produz seus próprios alimentos e exporta a produção para dentro e fora do Estado.
Jorge Moura é um dos maiores produtores da região. Para ele o apoio do Governo é fundamental para o desenvolvimento da agricultura no Acre. “Agradecemos ao apoio do governador Gladson Cameli, pela desburocratização será possível produzir mais e melhor. Aos novos investidores só posso dizer que é trabalhar e ser honesto, pois quem é honesto e trabalhador, vence,” salientou o empresário.
Participaram da visita o secretário municipal de Senador Guiomard Rafael Maia, os empresários Rodrigo Pires e Bráz Pires, diretor de Produção e Agronegócio, Nilton Bayma, chefe de departamento de Agronegócio, Cláudio Malveira, chefe de Agricultura, Nilton Cézar e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, que também é produtor rural, Assuero Veronez.