Dezenas de servidores da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco voltaram a realizar um protesto em frente à Prefeitura de Rio Branco, no Centro. Os profissionais foram convidados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). Os profissionais exigem reposição salarial.
Os trabalhadores ficaram na Praça da Revolução, e usaram carro de som para chamar a atenção dos que estavam nas proximidades e os que trabalham com o prefeito Tião Bocalom. Outro protesto havia sido realizado na semana passada, mas as negociações não avançaram em nada.
“A posição da prefeitura é de má vontade política de atender a pauta. Estamos desde que o prefeito Bocalom assumiu tentando fechar negociação, fechar reformulação do PCCR, ficou o ano todo discutindo e não apresentaram nenhum plano que possa ser possível de negociar. Com relação às tabelas, ofereceu um piso de R$ 1,4 mil aos funcionários, distante daquilo que nós apresentamos”, comentou a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento.
Ainda segundo a sindicalista, para “o piso dos professores [a prefeitura] apresentou uma proposta vergonhosa parcelada até agosto de 2023, e isso nossa categoria já disse não”, completou. Nascimento alega que novos atos devem acontecer até que as negociações tenham efeito positivo para a categoria.