Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rio Branco aderiram ao movimento nacional de greve por tempo indeterminado, conforme anunciado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Acre (Sindsep/AC). A paralisação, que teve início na terça-feira, 16, afeta diretamente os serviços prestados nas unidades locais do INSS, embora os atendimentos previamente agendados estejam sendo mantidos conforme o cronograma.
Até o momento, os servidores do interior do estado não aderiram à paralisação, mantendo os serviços em suas respectivas localidades.
Entre as principais demandas dos grevistas estão a exigência de nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social, reestruturação de carreira, melhorias nas condições de trabalho, investimentos em tecnologia e ajustes na tabela remuneratória de acordo com a NT13, incluindo adicional de qualificação. Além disso, os servidores pleiteiam a abertura de mesas setoriais com prazo definido para discutir questões como teletrabalho e novas regras para bônus e pontuação.
Sem o agendamento prévio, diversos serviços podem ser afetados, incluindo análise e concessão de benefícios como aposentadorias, pensões, salário maternidade, auxílio reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, acertos de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica) e análise de recursos e revisões.
Diante dessa situação, o INSS orienta a população a utilizar os canais remotos de atendimento, como o aplicativo 'Meu INSS' e o telefone 135, para obter informações e realizar solicitações, seja para agendamentos já marcados ou não.