A capital acreana, na manhã desta terça-feira, 15, foi palco de uma das maiores manifestações de servidores públicos dos últimos anos. Centena de trabalhadores das três maiores categorias do Estado (Saúde, Educação e Segurança), além de Polícias Penais e outros tomaram a esplanada do Palácio Rio Branco e o Hall de entrada da Assembleia Legislativa (Aleac).
Os trabalhadores se mobilizaram em protesto ao não cumprimento das promessas pelo Executivo estadual feita às categorias e também pelo aumento de 5,42%, anunciado em coletiva na última semana, o que, segundo os representantes das categorias, ficam muito aquém do pretendido pelos servidores.
"É um aumento ridículo, irrisório e que fica muito abaixo da inflação. Não iremos aceitar esse descaso por parte do Poder Público", afirmaram os manifestantes durante ato de protesto em frente à Aleac.
Ainda de acordo com os sindicatos e associações o movimento dos servidores públicos só vai encerrar quando o governo atender as pautas de reivindicações das categorias.
Nesta segunda-feira, 14, os policiais militares deram uma demonstração de força e união quando deflagraram uma operação padrão denominada de "cumprindo a lei" em que as atividades de todos os batalhões da capital foram paralisadas com a adesão de batalhões do interior e também do Corpo de Bombeiros de Rio Branco.
Para esta quarta-feira, 16 estão previstos novos protestos em Rio Branco e também no interior do Estado.