Mesmo diante da crise financeira que passa o Acre, com o governo anunciando cortes de até 30% em todas as secretarias e autarquias do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) firmou no último dia 20 um contrato milionário com uma empresa especializada na prestação de serviços de TV Corporativa e Mural Eletrônico.
Além da criação e produção de conteúdo, ela também ficará responsável pela disponibilidade de hardware, software e manutenção nas unidades gerenciadas pela pasta em todo o Acre.
O contrato firmado foi na ordem de R$ 4,7 milhões, por um período de 12 meses. Esse prazo pode ser prorrogado. As despesas serão feitas a partir de recursos próprios do Orçamento da Sesacre e de transferências de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um servidor, que procurou o Notícias da Hora mas pediu sigilo da fonte, indagou se o valor aplicado para esta finalidade não poderia ser destinado a outras áreas, como é o caso dos leitos de UTI pediátricos que estão sendo fechados no Into, em Rio Branco, conforme denunciou a deputada estadual Michelle Melo (PDT), ontem (27), na tribuna da Assembleia.
Além disso, ele cita que a cifra poderia ser destinada para investimentos em Saúde, como a aquisição de equipamentos, insumos e até mesmo a contratação de profissionais.
A falta de transparência e detalhamento sobre como os serviços serão executados também tem sido alvo de críticas. Além disso, a ausência de informações claras sobre o processo de seleção da empresa contratada levanta dúvidas sobre a escolha do fornecedor e se o valor do contrato está de acordo com o mercado.