A ex-ministra do Meio Ambiente criticou postura do presidente de se manter calado em relação à vitória de Lula nas eleiçõe
Marina Silva (Rede) criticou o silêncio de Jair Bolsonaro (PL) sobre o resultado da eleição deste domingo, na qual Lula (PT) saiu vitorioso. Já são vinte horas de silêncio presidencial desde que o petista foi declarado matematicamente eleito ao Planalto.
Segundo Marina, a falta de pronunciamento revela desrespeito do presidente com os seus próprios eleitores, além de validar a “insurgência de arruaceiros” que bloqueiam estradas pelo país e sugerir que Bolsonaro pode estar participando de conspirações golpistas nos moldes de Donald Trump e a invasão ao Capitólio em janeiro do ano passado.
“O silêncio de Bolsonaro tem vários ecos. Primeiro, expressa mais uma vez o seu despreparo para a democracia ao não se manifestar sobre a derrota. Segundo, é de profundo desrespeito com seus eleitores ao não lhes agradecer pelo apoio nas urnas. Terceiro, responsável por manter a ordem no país, atribuição constitucional, valida a insurgência de arruaceiros que bloqueiam estradas. Quarto, sugere que conspira com os inimigos da democracia a armar o Capitólio à brasileira. Em suma, o silêncio ecoa a desqualificação ao cargo”, disse.