A deputada Michelle Melo (PDT), durante o uso da sua fala solicitou na manhã desta terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Acre, um plano de atuação de possíveis surtos envolvendo doenças respiratórias Acre.
Um documento, foi enviado para a Secretaria de Estado da Saúde (SESACRE), que além de solicitar o plano também busca o conhecimento de números relacionados a quantidade de leitos pediátricos de enfermaria, UCI, UTI disponíveis nas unidades de saúde do SUS, que servem de referência para o atendimento de todo do Acre.
A deputada detalhou a importância de estarmos preparados e atentos para possíveis situações que coloquem em risco a saúde pública do nosso Estado.
“Vamos nos antecipar e buscar estratégias de auxílio para estarmos preparados para possíveis surto que possa acontecer nos próximos meses. As nossas crianças são as principais prejudicadas pelas síndromes respiratórias e nos enquanto poder público precisamos redobrar a atenção a esses cuidados”, explicou a deputada.
De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a maio de 2020, houve mais de 168 mil casos de síndrome respiratória aguda. Realidade muito diferente de 2019, quando de janeiro a maio foram registrados apenas 9.400 casos.
Dra. Michelle Melo, afirmou ainda que a vacinação e o uso de máscaras são determinantes no combate aos surtos.
“Precisamos além de fortalecer a vacinação garantir assistência digna e de qualidade no intuito de evitar danos e assim conseguiremos juntos da uma resposta em tempo hábil para a nossa população”, finalizou.