O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre emitiu nota de repúdio neste sábado, 29, contra as declarações do deputado estadual José Bestene (PP), que chamou jornalistas de vagabundos por noticiarem uma notificação do Tribunal de Contas (TCE) em desfavor da sua nora, Mayara Cristine Bandeira de Lima, diretora-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac).
O Sinjac lembra na nota que "os jornalistas exercem sua função, que é levar informação a população, ainda que venha desagradar autoridades. O fato no qual o deputado se refere não se trata de uma narrativa inventada pelos profissionais, mas de uma apuração do maior órgão fiscalizador do Estado do Acre".
Abaixo a nota de repúdio:
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre – Sinjac, vem a público repudiar a atitude e fala preconceituosa do deputado estadual José Bestene ao tentar desqualificar os profissionais da imprensa.
Os jornalistas exercem sua função, que é levar informação a população, ainda que venha desagradar autoridades. O fato no qual o deputado se refere não se trata de uma narrativa inventada pelos profissionais, mas de uma apuração do maior órgão fiscalizador do Estado do Acre.
Lamentamos o despreparo do parlamentar ao querer terceirizar a denúncia a uma investigação a uma gestora, a uma categoria que nada mais exerce do que o seu trabalho.
Fica veementemente o registro de repúdio a uma postura despreparada e desrespeitosa com profissionais e cidadãos acreanos.
Irlany Valle
Presidente
Junta governamental