O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC) deu início, na manhã de quinta-feira, 5, ao seu 8° Congresso Estadual. O evento, realizado na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, reuniu delegados e representantes dos 22 municípios acreanos para debater pautas cruciais para a Educação no Estado.
As atividades começaram às 7h com o credenciamento dos delegados, que em seguida participaram da abertura oficial no auditório.
A mesa de honra foi composta pela presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento; pela diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli; por Pedro Lima, representando o núcleo de Cruzeiro do Sul; por José Almeida, do núcleo de Brasiléia; por Claudionor Gomes, da UNDIME; além de representantes do IFAC, UFAC, Conselho Municipal de Educação e Ministério Público.
Um dos momento marcantes do encontro foi a homenagem póstuma aos diretores do SINTEAC que faleceram. Entre eles, Eurico Paz, ex-presidente do núcleo de Tarauacá, foi lembrado por suas contribuições à educação. Sua filha, Bianca, discursou sobre o legado de luta do pai.
Durante a tarde, Marta Vanelli, da CNTE, abordou o cenário político nacional, destacando os desafios que a categoria enfrenta no atual contexto legislativo e reforçando a importância de mobilizações coletivas. Já a presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, enfatizou as expectativas para o congresso e apontou como prioridade a luta pela retomada do adicional de 10% para os servidores em educação do estado.
João Maciel, presidente do núcleo de Tarauacá, ressaltou a relevância do congresso para discutir e defender pautas específicas dos profissionais do município. Para ele, o evento é um espaço fundamental para alinhar estratégias e fortalecer a categoria em nível estadual.
O 8° Congresso Estadual do SINTEAC segue até esta sexta-feira, 6, com uma programação diversificada, incluindo debates, painéis e grupos de trabalho voltados à construção de políticas e ações que busquem valorizar os profissionais da educação e garantir melhorias para o sistema educacional no Acre.