..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Sistema S do Norte não terá condições de pagar servidores após medida de Bolsonaro, diz Leandro Domingos

Sistema S do Norte não terá condições de pagar servidores após medida de Bolsonaro, diz Leandro Domingos

O presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória que corta em 50% o dinheiro para as entidades do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest Senat, Senar e Sescoop). A redução dessa alíquota, paga pelas empresas, vale por 3 meses, um total de R$ 2 bilhões.

A medida havia sido anunciada na segunda-feira passada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e visa desonerar a folha de pagamentos das empresas para a manutenção do emprego durante a crise decorrente da pandemia de covid-19.

Para o presidente da Fecomércio no Acre, Leandro Domingos, "a medida trará mais prejuízos que benefícios para a sociedade", pois as entidades que integram o Sistema S no Norte do país não terão condições de pagar seus servidores.

"O governo federal, através da MP 932, editada no dia de ontem, cortou 50% dos recursos do Sistema S, exceto do Sebrae. Como se não bastasse, a Receita Federal aumentou em 100% o valor que cobra para fazer a arrecadação. Tira do sistema S e aumenta a parte do governo. Mesmo a MP dispondo que o corte será por 90 dias, prevê-se graves sequelas nas entidades em todo o país, principalmente nos estados do norte e nordeste, que não terão recursos para pagar sequer a folha de pessoal. O governo parece não entender que apenas as grandes empresas pagam para o Sistema S. As micro e pequenas empresas são isentas do pagamento."