Reportagem da Folha de hoje mostra que o governo de Jair Bolsonaro veiculou publicidade sobre a reforma da Previdência em sites de fake news, de jogo do bicho e em canais bolsonaristas do Youtube.
As informações constam de planilhas enviadas pela Secom por determinação da CGU a partir de um pedido por meio do Serviço de Informação ao Cidadão.
Segundo as planilhas, até canais do YouTube destinados ao público infantojuvenil receberam anúncios com dinheiro público.
A campanha foi veiculada ainda em sites e canais bolsonaristas, como o Bolsonaro TV e o Terça Livre TV.
Aplicativos para celular como “Brazilian Trump”, “Top Bolsonaro Wallpapers” e “Presidente Jair Bolsonaro” também veicularam a campanha da reforma.
As planilhas da Secom devem ser encaminhadas à CPMI das Fake News nos próximos dias.
O total gasto pela Secom com anúncios não é especificado nos documentos.
No Twitter, Fabio Wajngarten, chefe da Secom, responsabilizou o Google por veicular publicidade da reforma da Previdência em “sites inadequados”.
“Com a palavra, o presidente do Google Brasil, @FabioJcoelho. Ele pode explicar melhor como funciona a plataforma. Determinados que sua equipe técnica adotasse procedimentos rígidos para evitar a veiculação em sites inadequados”, afirmou.
“Já pedi ao secretário de publicidade Glen Valente que cobre uma posição oficial.”