..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Sob o comando de Márcio Alécio, Incra no Acre leva ações do Programa Floresta Mais Amazônia a assentados da reforma agrária em Sena Madureira

Sob o comando de Márcio Alécio, Incra no Acre leva ações do Programa Floresta Mais Amazônia a assentados da reforma agrária em Sena Madureira

O superintendente do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) no Acre, Márcio Alécio, cumpre agenda nesta terça-feira (16) em Sena Madureira, no Projeto Agroflorestal Providência Capital. Na pauta, ações do Programa Floresta Mais Amazônia. Ele disse que a inciativa visa aproximar as políticas públicas do governo federal dos assentados.

“Essa semana uma atuação especial no município de Sena Madureira, levando o Programa Floresta Mais ao Projeto Agroflorestal Providência Capital e avançamos na regularização e adesão ao Programa Floresta Mais, que é no valor de R$ 2.400 por família, pagamento por serviços ambientais, e também avançando na regularização, atualização cadastral, atualização de CCU, assinatura de contrato de crédito instalação, cadastramento para novos créditos. A ideia é buscar fortalecer a agricultura familiar, a reforma agrária, em Sena Madureira”, disse Márcio Alécio.

Ainda de acordo com o superintendente, em Sena Madureira, as ações são desenvolvidas por meio de parcerias com o Ministério do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Sena Madureira e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sena.

WhatsApp Image 2024 07 17 at 16.39.36

“Todas essas ações, elas são importantíssimas e estruturantes para que as famílias possam ter melhores condições de vida, produzirem mais, ter uma renda digna e viver com mais produção, com mais renda e dignidade no projeto de assentamento”, destacou Alécio.

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (UB), destacou o trabalho desenvolvido pelo Incra no Acre. Disse que as portas da Prefeitura estarão sempre abertas para iniciativas como esta.

“Quero dizer que o Incra possa contar com a gente em todos os eventos que forem fazer, o apoio municipal, a Prefeitura vai estar sempre à disposição. Vocês estão trazendo para cá desenvolvimento para a nossa cidade. Que a gente possa chegar mais próximo do nosso produtor rural, dar oportunidade para essas pessoas, liberdade a elas, com o documento das suas terras, enfim, àquela liberdade para que a pessoa amanhã possa fazer um financiamento no banco, que ela possa preservar de um modo correto. Trouxemos a proposta do café, da macaxeira, da farinha. Tudo isso é muito importante”, afirmou Serafim.

Lilian Nunes, coordenadora do Projeto Floresta Mais Amazônia, em Sena Madureira, disse que o programa visa beneficiar àqueles produtores que contribuíram com a redução do desmatamento, com uma bolsa no valor de R$ 2.400, por família.

 WhatsApp Image 2024 07 17 at 16.39.37

Já o professor Charles Crisóstomo, do Instituto Federal do Acre (Ifac), ressaltou a parceria entre as duas instituições federais no sentido de levar cursos e palestras aos assentados da reforma agrária.

“Essa é uma cooperação do Incra, com o Ifac, para divulgar o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) para todos os assentamentos e, concomitantemente, estamos realizando o seminário de educação para o campo, que está trazendo a temática do Pronera para as comunidades mais distantes do nosso Estado”, disse ao reforçar sobre o trabalho educativo sobre regularização fundiária, que é também desenvolvido.

A assentada da reforma agrária, Letícia, que reside no Ramal do Joaquim, no Projeto Florestal Providência Capital, resumiu a ação do Incra e parceiros.

“Esperamos que seja para melhor produção rural, com melhor disponibilidade. Se a gente precisar fazer algum investimento nas nossas propriedades. E é isso, estamos agradecidos por ser contemplados. Estamos contentes porque vamos ter um impulso melhor para a nossa produção. Muito obrigado ao Incra e à Prefeitura de Sena Madureira”, destacou a produtora rural.