A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, decretou Situação de Calamidade Pública no município de Rio Branco. O decreto, assinado no dia 24 de março, terça-feira, e já está publicado na edição desta quarta-feira, dia 25, do Diário Oficial do Acre. A medida é vai agora à apreciação da Assembleia Legislativa.
A medida adotada pela prefeita vai de encontro com a solicitação feita pelo governador Gladson Cameli e decretada pela Assembleia Legislativa, na semana passada, colocando o Estado do Acre na mesma situação de calamidade. Com isso, cessa a necessidade de equilíbrio das contas públicas.
A medida adotada pela prefeita da capital garante que todas as decisões e recomendações listadas no Decreto de Situação de Emergência continuarão válidas. Rio Branco já registra 21 casos da Covid-19, sendo a única cidade do estado a confirmar casos de contaminação pelo novo coronavírus.
Com escolas e parques públicos fechados, a Prefeitura de Rio Branco emitiu nota, assinada pela prefeita, destacnado que todas as medidas serão mantidas, mesmo após o presidente Jair Bolsonaro ir à televisão e rádio, em cadeia nacional, pedindo o retorno das atividades normais a gestores públicos.
“Reforçamos, assim, nossa posição de manter todas as medidas atualmente em vigor, recomendando o isolamento domiciliar, a suspensão das aulas presenciais, as atividades da Prefeitura restritas aos serviços necessários e feitas em segurança e aconselhando que o rigor científico, que a força moral”, diz a nota.