Em nota os gestores disseram que não houve nenhuma tratativa até o momento com a secretária Mônica Machado para tratar do assunto
Uma nota assinada pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB) e o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, informa que até o momento a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) não fez nenhuma tratativa a respeito de repassar à direção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para o Município.
“Até o momento não houve tratativa sobre esse assunto ou qualquer outro com a Sra. Secretária de Estado de Saúde; a municipalização de qualquer serviço na área de saúde precisa ser pactuada entre as esferas de governo’, diz o documento.
Em outro trecho, os gestores municipais citam que “neste momento, todos os esforços da Prefeitura de Rio Branco estão voltados para o fortalecimento da Atenção Básica, que é o que compete atualmente ao Município de Rio Branco”.
Socorro Neri e Oteniel Almeida afirmam que todos os esforços estão sendo feito para melhorar a assistência prestada nas unidades da Prefeitura e reiteram que a ida das UPAs para o domínio das prefeituras vai sobrecarregar o sistema de saúde dos municípios acreanos.
“Por último, em prol do bem coletivo, a gestão municipal confia que a atual divisão de competências no sistema público de saúde seja respeitada e que não incorra em transferência de responsabilidades que afetaria sobremaneira a capacidade do Município no atendimento da assistência básica em saúde”, pontuam.