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POLÍTICA

Sonho da integração Mâncio Lima-Pucallpa fica mais próximo da realidade

Sonho da integração Mâncio Lima-Pucallpa fica mais próximo da realidade

O coordenador do Grupo de Trabalho, Francimar Cavalcante, disse que a ideia é conhecer toda a região a fundo. Ele enfatiza que a saída pelo Acre é mais econômica que se utilizado o Canal do Panamá como rota para os produtos chineses.

De olho em uma nova rota para o Pacífico partindo de Mâncio Lima com destino a Pucallpa, em Ucayale no Peru, o Grupo de Trabalho para a Integração Regional esteve, esta semana, percorrendo o trecho que liga as duas cidades. A ideia é fazer um raio-x da situação para assim traçar estratégias no sentido de conseguir todo o licenciamento da rodovia.

Um dos entusiasta da proposta é o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), que tem feito da integração Acre-Peru via Mâncio Lima- Pucallpa uma das bandeiras de luta do mandato.

SONHO 03

O coordenador do Grupo de Trabalho, Francimar Cavalcante, disse que a ideia é conhecer toda a região a fundo. Ele enfatiza que a saída pelo Acre é mais econômica que se utilizado o Canal do Panamá como rota para os produtos chineses. “Esse percurso pelo Acre e muito mais econômico para eles”, ressalta.

Para Gledson Pereira, chefe de gabinete do deputado Luiz Gonzaga, a participação na comitiva tem por objetivo garantir o suporte necessário, além de auxiliar no parte burocrática como a questão de licenças. “Foi uma experiência muito boa para nós. A ordem do deputado Luiz Gonzaga é que auxiliemos a equipe que está fazendo o reconhecimento da área onde será construída a rodovia”, completa ele.

Além de Gledson Pereira, participam da expedição o coordenado do Grupo de Trabalho para Integração Regional, Francimar Cavalcante; representante da Prefeitura de Mâncio Lima e da Associação Comercial Empresarial de Cruzeiro do Sul, Jairo Correa; a representante da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Idelcleide Cordeiro e o topógrafo Aguirdes Gurgel.

A expectativa é que um grupo chinês possa financiar a construção da rodovia ligando Mâncio Lima à Pucallpa, no Peru. O valo estimado da obra é de R$ 300 milhões. O trecho é de 250 quilômetros, sendo que desse total, 130 estão no Brasil.