Na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, o perfil oficial da Starlink no Instagram divulgou um comunicado a respeito da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o congelamento das finanças da empresa no Brasil.
Segundo a nota, a Starlink afirma que recebeu uma ordem judicial que impede a realização de transações financeiras no país. A empresa critica a decisão, afirmando que ela se baseia em uma determinação infundada, responsabilizando-a pelas multas impostas à X (antiga Twitter), de forma que consideram inconstitucional.
"A ordem foi emitida em segredo e sem oferecer à Starlink qualquer devido processo legal garantido pela Constituição do Brasil. Pretendemos tratar do assunto legalmente", afirma a empresa no comunicado.
A Starlink destacou ainda o impacto positivo que vem causando no Brasil, mencionando que já conecta mais de 250 mil clientes, desde a Amazônia até o Rio de Janeiro, atendendo pequenas empresas, escolas e até mesmo socorristas.
A empresa finalizou a nota reafirmando seu compromisso com o Brasil e garantiu que está empenhada em evitar que os serviços de internet via satélite oferecidos pela Starlink sejam interrompidos devido à decisão judicial. "A equipe da Starlink está fazendo todo o possível para garantir que seu serviço não seja interrompido", conclui o comunicado.