..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

STF concede poderes para assembleias revogarem prisões ou medidas cautelares

STF concede poderes para assembleias revogarem prisões ou medidas cautelares

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que as assembleias legislativas têm poderes para revogar prisões ou medidas cautelares impostas a deputados no exercício do mandato parlamentar.

Os ministros analisavam o texto das constituições do Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. O entendimento cabe apenas para estes três estados, entretanto, juízes e advogados de todo o Brasil certamente tomarão como base o entendimento da corte maior, o Supremo.

Por seis votos a cinco, os ministros mantiveram o benefício contido nas constituições desses três estados. Nesse sentido, parlamentares que sofram condenações ou tenham mandato de prisão em aberto, poderão ser revogados, caso o juiz que analisa a sentença assim entender e acatar o pedido da defesa. 

A medida pode beneficiar, inclusive deputados do Acre, como a deputada estadual doutora Juliana (PRB) que aguarda julgamento de ação na 9ª Zona Eleitoral de Rio Branco por suposta prática ilícita durante as eleições de outubro de 2018.