..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

STF mantém posse de Ribamar Trindade como conselheiro do Tribunal de Contas do Acre

STF mantém posse de Ribamar Trindade como conselheiro do Tribunal de Contas do Acre

A 2º Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou provimento a um recurso feito pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), contra atos do Governo e da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, na tentativa de impedir a posse do advogado Ribamar Trindade no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre.

A instituição alegava à Suprema Corte do país, que ao nomear Ribamar, o governador Gladson Cameli estaria cometendo suposto desrespeito ao que foi decidido pel STF anos atrás, no âmbito da ADI 4.659/DF, cujo relator foi o ministro Luiz Fux, ainda integrante da Corte.

“A reclamante sustenta, em síntese, que os atos reclamados, ao indicarem, aprovarem e nomearem “o Sr. José Ribamar Trindade de Oliveira, advogado e atual Secretário da Casa Civil do Estado do Acre, na vaga de Conselheiro do TCE-AC destinada à classe de Conselheiros Substitutos (Auditores)”, diz trecho do relatório, assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, no início do mês passado.

Contudo, para a posse de Ribamar, ainda corre na Corte outro processo, este contra a decisão do desembargador do Tribunal de Justiça do Acre, Roberto Barros, que havia concedido a Ribamar o direito de ser empossado na Corte de Contas. Neste caso, o TCE/AC recorreu e garantiu, junto ao STF, uma liminar do ministro Luiz Fux, que impediu temporariamente a posse de Trindade no cargo de conselheiro de contas do Acre.