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POLÍTICA

Superintendente do Dnit no Acre diz que “teto de gastos” acabou com a infraestrutura do Brasil

Superintendente do Dnit no Acre diz que “teto de gastos” acabou com a infraestrutura do Brasil

Está previsto no Orçamento para este ano um investimento de R$ 207 milhões para as obras da BR-364. A informação foi apresentada pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no Acre, Carlos Moraes, durante audiência na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Ele disse ainda que nos últimos quatro anos (2019-2022), os orçamentos destinados à rodovia caíram drasticamente com relação a 2018. Para se ter uma ideia, em 2018, o orçamento foi de R$ 185 milhões. Já em 2019, caiu para R$ 113 milhões. Em 2020, R$ 102 milhões. Os anos de 2021 e 2022 os orçamentos foram: R$ 127 milhões e R$ 92 milhões, respectivamente.

Carlos Moraes afirmou que a BR-364 nunca ofereceu “um serviço de qualidade e com segurança para ao usuário”. E reiterou que “o teto de gastos acabou com a infraestrutura do Brasil. Os investimentos dali para a frente foi em declínio total”, ao falar sobre a política adotada pelo governo Bolsonaro.

Ainda de acordo com o superintendente, o que foi feito na BR-364 foram melhorias funcionais, mas os problemas pontuais ainda persistem.

“A reconstrução não veio, ficamos apenas com contratos de manutenção e ainda houve diversas descontinuidades, por falta de orçamento, na prestação do serviço de manutenção”, lembrou.

Carlos Moraes defendeu um plano de reconstrução para a BR-364. Ele disse que o serviço de manutenção não pode ser interrompido em estradas da Amazônia. “Nós estamos na Amazônia, temos rodovias com baixíssima capacidade de suporte. Não pode parar. Precisamos de um plano de reconstrução para a BR-364. Se a bancada assim entender, a bancada entra com X e o governo entra com Y, mas é preciso dar uma resposta ao usuário”.

Ele mencionou que os serviços referentes aos lotes 4, 5, 6 e 7, que compreende de Sena Madureira ao Rio Liberdade, já foram contratados. A previsão de conclusão das obras é no primeiro trimestre de 2024.

Há outra frente de serviço no trecho que começa na divisa de Rondônia até Sena Madureira. Ele mencionou que haverá a duplicação até o Bujari, com previsão de entrega até março de 2025.