O superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes, esteve na última semana em Brasília. Ele se reuniu com Alexandre Conceição, assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na pauta, ajuda aos pescadores artesanais do Acre.
“É importante termos hoje pessoas que estiveram na luta camponesa ocupando cargos relevantes no governo federal, que conhecem e tem que ter flexibilidade para quem está na ponta. Eu fui pedir ajudar para os pescadores. O Ministério do Desenvolvimento Agrário mandou 60 mil cestas básicas para a Conab e a Conab deu para as prefeituras, mas o Ministério da Pesca ficou fora. Os pescadores são uma categoria, assim como indígenas e quilombolas, mas ficamos fora dessa distribuição na parte mais atingida, que é na seca”, disse Paulo Ximenes.
Além disso, Paulo Ximenes foi solicitar ainda apoio técnico operacional para atender os pescadores artesanais do Acre. “Nós precisamos de apoio para fomentar a vida dos ribeirinhos, como documentação, barcos, financiamentos, infraestrutura. O Alexandre é um homem muito flexível, um cara muito forte dentro do governo e se propôs a ajudar o Acre”, afirmou.
Em resposta, Alexandre Conceição agradeceu a visita de Paulo Ximenes ao MDA. Reconheceu a luta dele na defesa dos agricultores quando Ximenes participação da luta campesina, em defesa dos sem-terra.