Taxistas se reuniram na manhã desta terça-feira, 09, na Câmara de Vereadores de Rio Branco para pedir a imediata aplicabilidade da lei que rege sobre o transporte via aplicativos em Rio Branco aprovada na Casa no final do ano passado.
A categoria reclama que a lei que regulamenta esse tipo de transporte no âmbito do município até hoje não entrou em vigor e por isso inúmeros motoristas têm trabalhado de forma irregular.
Os representantes de aplicativos, por outro lado, pediram à prefeitura que prorrogue o prazo de sanção da lei para que os motoristas sigam as regras previstas no projeto, porém todos os prazos já foram dados, informou o vereador Eduardo Farias (PCdoB).
Teonisio Machado, do Sindicato dos Taxistas, informou que o aumento no número de motoristas não cadastrados e não regulamentados tem trazido enormes prejuízos à categoria.
"A classe de taxistas hoje está quebrada, a dos mototaxistas está quebrando. O sistema de aplicativo é só uma farsa. Quem ganha é só as empresas.Os aplicativos estão trabalhando hoje como táxis clandestinos."
O líder da prefeita Socorro Neri na Câmara, Rodrigo Forneck (PT), disse que comunicou a prefeitura sobre a reclamação dos taxistas e o tema será tratado em uma reunião com o RBTrans e o setor jurídico do Município.