..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

TCE-AC lança campanha em parceria com a ONU pelo direito de respirar ar puro e acesso à água potável

TCE-AC lança campanha em parceria com a ONU pelo direito de respirar ar puro e acesso à água potável

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) lança oficialmente, nesta quarta-feira, 28, em cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU) – por meio da Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil) a campanha "Pelo Direito de Respirar Ar Puro e Acesso à Água Potável", como parte das ações alusivas ao Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro.

A campanha tem como objetivo mobilizar comunidades religiosas, a população e autoridades públicas para enfrentar os desafios de saúde causados pelas queimadas, secas e ondas de calor que afetam o Acre e os demais estados da região Norte.

A apresentação ocorreu no último dia 8 de agosto, no TCE-AC aos membros da Corte de Contas e a lideranças religiosas de diferentes tradições. Esses líderes receberam um guia informativo com dados sobre desmatamento, queimadas e riscos à saúde devido à fumaça, além de estratégias para enfrentar a seca.

No guia, composto por seis capítulos, são abordados temas como: O que está acontecendo com nosso planeta e como isso nos afeta; Como está a situação ambiental no Estado do Acre; Impacto das queimadas e da seca na saúde; Como você deve se proteger; O que fazer em caso de falta d’água?; E O que os governos devem fazer para proteger a todos.

O objetivo é conscientizar a população e as autoridades públicas sobre os problemas de saúde relacionados a esses eventos climáticos.

O Meio Ambiente é da nossa Conta

O TCE-AC possui, entre suas ações, o programa "O Meio Ambiente é da Nossa Conta", que visa contribuir para a sustentabilidade ambiental por meio do fortalecimento da governança local e regional, monitoramento e fomento de políticas públicas relacionadas ao tema, aperfeiçoamento da atuação fiscalizadora e ampliação das ações formativas para públicos específicos, promovendo uma cidadania amazônica.
Essa parceria com a campanha pelo direito de respirar ar puro e acesso à água potável é um passo importante nesse esforço, e reforça estas ações.

Poluição do ar
Dados do sistema de monitoramento Purple Air indicam que o nível de poluição em Rio Branco está em 121 microgramas por metro cúbico (µg/m³) de material particulado, nesta quarta-feira, 28, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um máximo de 15 µg/m³ em um período de 24 horas.