..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

TCE vai notificar vereadores para não aprovarem aumento aos médicos de Rio Branco

TCE vai notificar vereadores para não aprovarem aumento aos médicos de Rio Branco

O Tribunal de Contas do Acre informou à imprensa, por meio de nota pública, que vai notificar os 17 vereadores de Rio Branco, através da Mesa Diretora da Câmara Municipal, sobre a ilegalidade de um possível aumento salarial dos médicos que pertencem ao quadro municipal de saúde.

A greve dos médicos em Rio Branco, que entrou no quinto dia nesta sexta-feira, dia 12, causa grandes prejuízos à população, enquanto a Prefeitura de Rio Branco não aceita negociar com os trabalhadores e cumprir a promessa feita pela prefeito Tião Bocalom, ainda na campanha de 2020.

“A Câmara de Vereadores deverá sim ser notificada de que no momento, por força de lei, não é permitido o reajuste. No entanto, qualquer alteração neste sentido poderá ser feita desde que com efeito financeiro para o exercício seguinte, em 2022”, destaca à nota publicada pelo site G1 Acre, e que foi enviada pela Corte de Contas.

Todas as consultas foram suspensas na URAP Rosângela Pimentel, que fica no Calafate, em Rio Branco. Sem médico atendendo em razão da greve crianças e adultos não puderam ser avaliadas, mesmo que a consulta estivesse agenda pela equipe da unidade de saúde. O movimento grevista deve parar na justiça, por meio de uma ação que a prefeitura quer abrir.

Os médicos exigem da Prefeitura de Rio Branco, uma reforma no Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR), além do reajuste do salário