..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

O idoso José Oliveira, de 87 anos, que vive no Lar Vicentino, foi o primeiro acreano vacinado contra a Covid-19

O idoso José Oliveira, de 87 anos, que vive no Lar Vicentino, foi o primeiro acreano vacinado contra a Covid-19

O idoso José Oliveira, de 87 anos, que vive no Lar dos Vicentinos, foi o primeiro acreano vacinado contra a Covid-19 em Rio Branco, nesta terça-feira, dia 19. A cerimônia simbólica aconteceu no auditório do Pronto-Socorro, no Bosque.

Além de José, também receberam a primeira dose da vacina Maria José Monteiro, de 66 anos de idade e com 37 anos de serviço no Pronto-Socorro. Outra pessoa vacinada foi Elza Severino da Silva, indígena, de 49 anos. Além deles, a técnica em enfermagem Raimunda Gomes do Nascimento, de 68 anos, também recebeu a primeira dose da vacina.

A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus contou com a presença do governador Gledson Cameli e do prefeito Tião Bocalom, e marca o início da vacinação contra a Covid-19 na capital acreana.

“Nesse primeiro momento veio pouca vacina, mas toda semana, e essa é a expectativa, nós vamos receber vacina. Vamos começar a vacinação pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente. Para isso, teremos também o auxílio do governo do estado, e vacinaremos diretamente nas unidades, otimizando o tempo dos servidores”, revela o secretário municipal de Saúde, Frank Lima.

Em todo o Acre, o plano estadual previa começar a vacinação apenas no dia 21, portanto, quinta-feira, mas isso foi antecipado para esta terça-feira. Nacionalmente, o Plano Nacional de Imunização (PNI) estava previsto para começar na quarta-feira, dia 20, mas o ministro Eduardo Pazuello cedeu à pressão dos governadores e autorizou o início nos estados desde a segunda.

Um avião C-130 Hércules da Força Brasileira pousou no aeroporto de Rio Branco às 6 horas, com as 41 mil doses do primeiro lote de vacinas anticovid para o Acre. A chegada foi acompanhada por autoridades do Estado e Município.

NOVAS DOSES - O governador Gladson Cameli disse, durante ato de armazenamento das 41 mil doses da vacina CoronaVac, na rede de frios do Estado, que a meta do governo federal é imunizar 20% da população até a primeira quinzena de fevereiro.

Ele destacou que “na próxima semana virão mais doses” da CoronaVac. De acordo com o mandatário do Palácio Rio Branco, toda a parte de logística para a distribuição aos municípios está pronta, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.

Esta era uma das preocupações de Cameli, de que o imunizante pudesse sofrer a ação do crime organizado. Antes de trazê-las ao Acre, Gladson pediu ao ministro Eduardo Pazuello reforço na segurança. O pedido foi atendido pelo ministro por meio do Ministério da Defesa, outra área chave do governo no processo de imunização da população.

TECNICA1