O presidente da Câmara Municipal, N. Lima (PP), não quer acreditar que saiu da cabeça do prefeito Tião Bocalom a ideia de criação da cartilha com dicas para motoristas trafegarem em ruas esburacadas na Capital, divulgada pela RBTrans nesta quarta-feira (29).
"Tenho certeza absoluta que isso não saiu da cabeça do Bocalom.
Vossa excelência tem que ter cuidado com esses assessores que tomam as decisões por eles mesmos. Eu tomei um susto. Será que nós vamos ficar quatro anos com ruas esburacadas?", disse o vereador na sessão desta quinta-feira (29) ao afirmar que confia na proposta do atual prefeito para a melhoria da infraestrutura da cidade.
Após a repercussão negativa da cartilha, a prefeitura de Rio Branco informou em nota que os veículos de comunicação distorceram as informações para atingir a gestão de Bocalom.
“A publicação feita não é uma cartilha ensinando motoristas a trafegar em ruas esburacadas que, por maldade, relacionaram ao acidente ocorrido na estrada do Calafate. Infelizmente há situações que são distorcidas e usadas para denegrir a atual gestão que, de maneira alguma, se rebaixará a esse tipo de conteúdo”, diz.
Veja abaixo na íntegra as sugestões publicadas do Instagram Oficial da Superintendência de Trânsito do Município de Rio Branco sobre como transitar em uma cidade com buracos:
- Esteja sempre atento e com o campo de visão aberto
Evite distrações com conversas ou olhares para quem estiver no carro. Isso pode atrapalhá-lo caso seja surpreendido por um buraco e a reação não ser imediata para o desvio. Mantenha-se com a atenção voltada ao trânsito.
- Evite altas velocidades
Dirigir rápido em ruas ou estradas nas quais se pode encontrar buracos é um passo para ocorrer danos graves ao carro e risco de acidentes. Mesmo com um limite de velocidade alto, mantenha-se abaixo do permitido.
- Sempre que possível, desvie do buraco
Dirigindo em velocidades razoáveis, sempre haverá a possibilidade de avistar buracos e fazer o desvio. Os impactos frequentes desgastam o amortecedor e a suspensão. Evite manutenções desnecessárias.
- Caso não consiga desviar do buraco, solte o freio
Nunca passe em um buraco com o pé no freio. Isso é prejudicial, pois as rodas travam, aumentando o impacto interno, além de prejudicar a mecânica do carro. Portanto, se não deu tempo de desviar do buraco, apenas solte o freio e deixe o mecanismo de amortecimento trabalhar.