Outra vez o Notícias da Hora recebeu denúncias de atraso em pagamentos de salários de trabalhadores terceirizados referente ao mês de janeiro.
Dessa vez, a reclamação é dos funcionários das empresas ASA e Tec News que prestam serviços na Secretaria de Educação. Alguns deles trabalham no setor de limpeza.
Ao NH, os trabalhadores afirmam que as empresas sequer dão garantias de data de pagamento quando são procuradas.
“Eles dizem que é a Secretaria de Educação que não repassa o dinheiro pra eles. Prestamos serviço pro estado nas escolas e nem recebemos ainda, e precisamos receber. Cadê nosso dinheiro que eles não pagam? Temos família, aluguéis, luz pra pagar e comida pra comprar. Ontem a gente foi cobrar eles, eles falaram que é culpa da Secretaria de Educação”, diz uma funcionária.
Procurado, o secretário de Educação, Aberson Carvalho, reconheceu que há atrasos e garante que os pagamentos sairão até o dia 24 de fevereiro.
“A secretaria está em processo de pagamento. Todo início de ano há necessidade de orçamento e do empenho. Todo início de ano você precisa empenhar os prestadores de serviço para poder pagar. Os empenhos já foram feitos e foram enviados às empresas e todas elas já estão em processo de pagamento. Creio eu que até 23, 24 todos terão recebido o mês de janeiro. Geralmente o mês de janeiro ou dezembro ele se atrasa, não só aqui na Secretaria de Educação. É em todos os órgãos de governo por conta do orçamento. O orçamento é obrigado a estar liberado para poder empenhar e a gente pagar. Todos os nossos servidores receberam dezembro. Nós não temos atraso de décimo terceiro e nem de dezembro. Nós estamos atrasados 15 dias. Se nós considerarmos os quinto dia útil era para a gente ter pagado até o dia sete, então nós vamos sanar o pagamento agora até o dia 24”, conclui.