O médico infectologista Thor Dantas, referência no combate à covid-19 no Acre durante a pandemia, considerou criminosa e um desserviço a fala do presidente da República, Jair Bolsonaro, associando a vacina da covid-19 à Aids.
"É impressionante a tenhamos que dizer isso, mas vacina contra COVID não está causando AIDS em ninguém. Simplesmente não tem como causar. Isso é mentira! É falso. É fake. É um desserviço à saúde pública. É criminoso", disse Thor no Twitter.
Durante a exibição do vídeo, Bolsonaro leu uma suposta notícia de que vacinados contra covid estariam desenvolvendo síndrome da imunodeficiência adquirida. A comunidade médica reagiu às alegações do presidente, desmentindo suas afirmações, classificadas de fake news.
"Não se conhece nenhuma relação entre qualquer vacina contra a COVID-19 e o desenvolvimento de síndrome da imunodeficiência adquirida". Esclareceu ainda que pessoas que vivem com HIV/aids devem ser completamente vacinadas contra a Covid-19", disse em nota o Comitê de HIV/aids da Sociedade Brasileira de Infectologia.