O ex-governador Tião Viana (PT) comentou a respeito da seca intensa que castiga não só o Acre, mas também o estado do Amazonas. Ao ressaltar a informação de que indígenas estão adoecendo por conta da água contaminada do Rio Solimões, afetado diretamente pela estiagem, Viana disse que a destruição do meio ambiente segue desenfreada, impulsionada pelos “piromaníacos”.
“Enquanto o nosso magnífico Rio Amazonas expressa o sofrimento em seu leito, onde antes jorrava a vida, segue o curso da tragédia climática, mesmo com sua entrega diária de 17 bilhões de toneladas de água ao mar, e a nossa floresta amazônica, através da evaporação de suas folhas, nos devolve 19 bilhões de toneladas de água da chuva diariamente; os piromaníacos seguem desenfreados, e a guerra covarde segue matando crianças, idosos e inocentes”, escreveu o ex-governador acreano.
Com a seca extrema, o governo do Acre decretou situação de emergência. Amazonas e Rondônia também sofrem com a mudança climática. Em Rondônia, por exemplo, a hidrelétrica de Santo Antônio foi desligada dado o baixo volume de água do Rio Madeira.