Quinze urnas eletrônicas foram disponibilizadas, na manhã da última terça-feira, 9, para treinamento dos mesários que irão atuar na eleição dos candidatos da 2ª edição do Projeto Jovem Parlamentar Acreano. A atividade ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual e contou com a participação de representantes de várias escolas de Rio Branco, além de servidores da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e da Secretaria de Educação do Estado (SEE).
As instruções foram repassadas pelas servidoras da Justiça Eleitoral, Rosana Magalhães e Valéria Lima, com foco no funcionamento da urna eletrônica, a exemplo da emissão da zerésima, identificação do eleitor e códigos da urna usados em situações especiais. O treinamento foi dividido em duas turmas, com duração de 1h30 cada.
"Quando o eleitor tiver alguma dúvida, vocês saberão como ajudá-los", disse Rosana Magalhães, ao ensinar os treinandos a utilizarem a urna, por meio de uma votação com candidatos fictícios.
A eleição será realizada na próxima sexta-feira, 12, em 24 escolas de ensino médio de Rio Branco, sendo duas da zona rural. Segundo a professora e representante da Diretoria de Ensino da SEE, Gervania Mota, cerca de 11.500 alunos estarão habilitados para a votação. "É um projeto de educação para a cidadania", afirmou a professora de português.t
O TRE-AC vai disponibilizar 33 urnas eletrônicas, com cabina de votação, além de 24 urnas de contingência, caso os equipamentos apresentem defeitos no decorrer da eleição. Elas serão entregues nas escolas antes do início da votação.
O Programa Jovem Parlamentar Acreano é fruto da iniciativa do deputado estadual Daniel Zen, através da Resolução 103/2017, em parceria com a Aleac, a SEE e com o TRE, com a cessão de urnas eletrônicas para a realização da eleição. O objetivo é proporcionar a 24 estudantes de ensino médio a oportunidade de vivenciarem, durante quatro meses, um mandato legislativo.