O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, declarou situação de emergência em um trecho de pouco mais de 73 quilômetros da BR-364, entre Manoel Urbano a Feijó. A região é conhecida como “Vale das Erosões”.
De acordo com Ricardo Araújo, a medida se justifica “em razão das condições críticas verificadas no segmento compreendido entre os km 411,32 e 484,75”.
“O referido segmento apresenta quadro grave e progressivo de degradação, caracterizado por processos erosivos profundos que comprometem a plataforma e os taludes da rodovia, recalques diferenciais que ocasionam deformações na pista, assoreamento de dispositivos de drenagem e risco concreto de ruptura localizada, com potencial de interrupção total do tráfego. Tais problemas, agravados pelas condições climáticas da região amazônica - notadamente chuvas intensas e prolongadas -, ampliam a instabilidade geotécnica e aceleram o processo erosivo, impondo pronta atuação da Administração Pública”, diz Ricardo Araújo.
Ao declarar situação de emergência, o Dnit fica autorizado a recuperar o trecho sem a necessidade de licitação, conseguindo dar uma resposta rápida ao problema, que deve se agravar com a chegada do inverno amazônico.