..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“Tribuna Popular”: Candidatos aprovados em concurso da Educação na Capital cobram convocação da gestão municipal

“Tribuna Popular”: Candidatos aprovados em concurso da Educação na Capital cobram convocação da gestão municipal

Candidatos aprovados no cadastro de reserva dos concursos públicos da Educação (realizados entre 2019 e 2024) usaram o espaço da "Tribuna Popular" na sessão desta quinta-feira, 20, da Câmara de Rio Branco, para cobrar da gestão municipal a convocação para as vagas a que têm direito. A mobilização ocorreu após um anúncio do vice-prefeito e secretário de Educação, Alysson Bestene, que na terça-feira, 18, declarou que mais de 240 servidores seriam chamados ainda este ano.

A previsão é que as convocações aconteçam após o Carnaval, com 172 servidores do concurso de 2019 e outros 69 do certame de 2024.

A candidata Greicy Szuta, aprovada no concurso de 2019, fez um desabafo questionando a falta de
representatividade dos profissionais da Educação e a demora nas convocações. "Como que o professor não tem representatividade? Como que o professor tem que ser tratado dessa forma? Como que o professor pode ser tratado como lixo, jogado, trocado, substituído desse jeito? Não pode, isso não pode acontecer", afirmou, exaltando a importância do reconhecimento do trabalho dos profissionais aprovados.

Greicy também criticou a ausência de apoio para os candidatos e a falta de uma resposta mais concreta das autoridades. "Eu estou aqui porque eu não tive quem me representasse, porque eu não tive ninguém que se levantou para dizer, não, eu vou lá te apoiar", disse, lembrando ainda da importância da convocação de outros profissionais da Saúde que também aguardam para serem chamados.

AGreicy manifestou o desejo de ser ouvida com mais atenção e, caso possível, ter mais tempo para expor suas preocupações. "Eu gostaria de estar dividindo mais com vocês, mas infelizmente não tenho essa autorização. Eu estou aqui apenas para dar a minha voz", concluiu.