O conselheiro do Tribunal de Contas do Acre, Ronald Polanco, determinou, em caráter de urgência, que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderley Cordeiro, suspenda, em até dois dias corridos, todas as contratações referentes ao concurso público realizado no final de 2019.
O que acontece é que as contratações estão ocorrendo com a folha de pagamento acima do que permite a legislação, causando grande dano ao orçamento do município acreano. Ilderley já foi notificado por meio do Diário Eletrônico de Contas, publicado no site do Colegiado de Contas.
Na notificação, Polanco exige que Ilderley “promova, no prazo improrrogável de até 2 (dois) dias úteis, contados a partir da publicação desta, a prática de ato administrativo com o fito de suspender os atos relacionados ao concurso público oriundo do Edital 01/2019”, diz o documento.
Polanco também cita o dia em que o certame foi anunciado oficialmente, e não dá prazo para a mudança de postura do órgão. O concurso foi para provimento de 511 cargos efetivos, e a decisão vale “até segunda ordem”, completa a notificação do Diário.
Após notificar, Ronald dá prazo de 15 dias para que Ilderley Cordeiro se explique ao órgão sobre as contrações e a realização do concurso público. Nas últimas emanas, o gestor já estava inclusive contratando profissionais aprovados no certame. A multa por descumprimento é de R$ 500 ao dia.