Presidente atendeu um pedido do governador Gladson Cameli (PP) feito na última sexta-feira (23). A visita de Bolsonaro ao Acre não está descartada.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) atendeu ao pedido do governador Gladson Cameli (PP) no envio de tropas das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios florestais. O Acre e mais seis estados tiveram o pedido aceito pelo presidente.
A partir de agora, Exército, Marinha e Aeronáutica podem atuar em Rondônia, Roraima, Acre, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Amazonas. Apenas Amapá e Maranhão, estados que também compõem a Amazônia Legal não pediram o apoio do Planalto.
O envio de tropas federais faz parte do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A ordem de Bolsonaro foi publicada em um despacho no Diário Oficial da União (DOU) de domingo, 25.
Além dessa medida, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ordenou o emprego da Força Nacional de Segurança, Forças Armadas e bombeiros no combate ao desmatamento ilegal em apoio aos fiscais do Ibama e ICMBio.