..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

TSE afasta qualquer suspeita de fraude e diz que vídeo gravado em Rio Branco é FAKE

TSE afasta qualquer suspeita de fraude e diz que vídeo gravado em Rio Branco é FAKE

De acordo com um vídeo que circula nas redes sociais, há uma divergência entre o número de votos obtidos por candidatos a vereador em Rio Branco (AC) computados no aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os exibidos no boletim de urna. Mas tudo não passa de FAKE NEWS.

O Tribunal Superior Eleitoral diz que não se trata de uma divergência de dados de uma mesma urna que constam de uma fonte de informação e de outra, mas de urnas de zonas eleitorais diferentes, segundo o TSE.

“O Tribunal Superior Eleitoral informa que é falso o vídeo que circula nas redes sociais em que eleitores tentam demonstrar suposta fraude ocorrida na Seção Eleitoral 386, na cidade de Rio Branco (AC). O vídeo faz uma comparação entre dados obtidos de zonas eleitorais diferentes”, diz a nota do TSE.

“No aplicativo ‘Resultados’, mostrado em um aparelho de celular, a zona eleitoral informada é a de número 9, mas o boletim de urna reflete dados da zona de número 1. Por isso, há a divergência de informações. Houve, portanto, comparação de dados de locais diferentes de votação.”

Por fim, a Corte Eleitoral diz que os números referentes à apuração são públicos, “conferíveis” e “auditáveis”, e disponíveis em seu site. Em dia de eleição, reitera o TSE, o presidente da mesa liga a urna diante dos fiscais de partidos políticos, e emite o relatório da zerésima, para demonstrar que não há qualquer fraude.